-
Page d'accueil
-
European Projects
-
Higher education student and staff mobility projec..
Higher education student and staff mobility project
Date du début: 1 juil. 2014,
Date de fin: 30 sept. 2015
PROJET
TERMINÉ
O presente projeto, implementado no âmbito do ensino superior, teve como principais objectivos criar oportunidades de mobilidade a estudantes (períodos de estudo) e docentes (missões de ensino) de forma a permitir: a) o desenvolvimento de competências específicas para a valorização do conhecimento académico; b) o contacto com outras formas de ensino numa dinâmica de interculturalidade em contexto académico; c) aquisição de uma visão global e sinérgica das realidades (académicas e não só), tornando os participantes mais aptos a um contexto globalizado; d) o desenvolvimento de competências transversais (como a capacidade de adaptação, autonomia, espírito crítico, entre outras), o que implicará o crescimento e maturação pessoal, com todas as implicações óbvias que este processo terá nos planos individual e profissional em particular no que respeita aos estudantes; e) incremento das competências de comunicação - em contexto académico e social, especificamente a capacidade de comunicar em língua estrangeira; f) contacto com metodologias de ensino e realidades distintas em sala de aula; g) aprofundar os conhecimentos interinstitucionais maximizando possibilidades de cooperação. Ainda que os objetivos propostos visassem dois públicos distintos, estudantes e docentes, pretende-se que as atividades desenvolvidas se revertam em mais-valias para o todo institucional criando dinâmicas e reforçando recursos para a cooperação internacional na instituição.
De realçar ainda as estruturas e metodologias criadas para a recepção de estudantes e pessoal de instituições congéneres parceiras, nomeadamente a) disponibilização de semestres internacionais leccionados totalmente em Inglês com 30 créditos ects; b) um programa de mentorado de apoio aos estudantes estrangeiros que envolve alunos portugueses, docentes e associações da nossa instituição, devidamente regulamentado e certificado pelo representante legal do Instituto Politécnico de Viseu; c) oferta de um curso de Português Língua Estrangeira aos estudantes recebidos, de 50 horas correspondente a 4 ECTS.
Em suma, existe uma correlação institucional no que concerne às atividades de mobilidade outgoing e incoming. Mais aferimos que os estudantes e docentes envolvidos, não só são mais sensíveis às questões de cooperação internacional, como também cativam os seus pares à participação nestas atividades demonstrando a dinâmica apontada. No caso particular dos estudantes, há testemunhos que indicam que o estatuto Erasmus é muito valorizado aquando da procura de emprego.
Tivemos 38 estudantes que realizaram um período de estudos e 9 docentes em missões de ensino. Os alunos frequentam o primeiro ciclo de estudos de áreas como Comunicação Social, Engenharias, Marketing, Gestão, Turismo e Tecnologias e Design de Multimédia, sendo que se constata que os docentes participantes pertencem às mesmas áreas científicas.
Tal como o referido as atividades realizadas por estudantes foram de períodos de estudo, tendo os docentes realizado missões de ensino.
Estamos convictos que o impacto nos participantes é mais do que positivo, quer em termos globais, pelo cumprimento dos objectivos acima descritos e pelo aumento da disponibilidade que trazem consigo para a participação em atividades de mobilidade, interiorizando a condição de cidadãos europeus que responde aos verdadeiros fundamentos da União Europeia. Em termos de impacto individual nos participantes salienta-se o facto do estatuto Erasmus ser uma marca valorizada pelos empregadores, nomeadamente no que respeita aos índices de autonomia, iniciativa, independência e proficiência linguística.
Accédez au prémier réseau pour la cooperation européenne
Se connecter
ou
Créer un compte
Pour accéder à toutes les informations disponibles